O período de volta às aulas pode se tornar uma fase desafiadora em muitas famílias. As crianças podem ficar desanimadas e os pais têm dificuldade de ajustar novamente a rotina mais regrada.

Mas tudo pode ficar mais simples com alguns cuidados básicos – e que são fundamentais para não prejudicar o desempenho de crianças e adolescentes nas disciplinas. Preparamos uma lista com dicas importantes!

6 dicas de preparo para a volta às aulas

1) Reinicie a rotina escolar

Um hábito que prejudica bastante a volta às aulas é uma mudança muito brusca nos horários principais, como as refeições e o sono. Então, se a família puder manter ou reiniciar a “rotina escolar” alguns dias antes do retorno das aulas é melhor.

Se estivermos falando de adolescentes em período pré-vestibular, esse cuidado é ainda mais importante já que a rotina de estudos deve ser mantida mesmo nas férias – ainda que seja de maneira mais leve.

2) Organize o material escolar

Um aspecto que pode deixar as crianças muito animadas para a volta às aulas é organizar o próprio material. Além de ser algo importante para incentivar a autonomia, essa tarefa também pode servir para renovar alguns objetos que estejam desgastados.

3) Mantenha o sono em dia

Dormir muito tarde e não ter hora para levantar. Parece uma meta comum nas férias de muitas pessoas, não é mesmo? Mas esse não pode ser um hábito mantido por dias a fio, já que prejudica bastante a retomada da rotina na volta às aulas.

Quanto maior for o esforço para manter os horários do sono das crianças e adolescentes, melhor será sua adaptação no retorno e também trará benefícios importantes para a saúde de todos.

4) Não descuide da alimentação

Não é porque as crianças estão de férias que a família deve descuidar da alimentação por completo. Uma ou outra refeição diferente, tudo bem! Mas desequilibrar totalmente a rotina não é uma boa ideia.

Então, mantenha a recomendação de consumir frutas, legumes e verduras diariamente, além de ter atenção com o consumo de água. Evite doces e outras guloseimas de forma rotineira e reserve-os apenas para os momentos essenciais.

5) Invista em momentos de lazer

Até agora, falamos da importância de manter a alimentação e o sono em dia, mas isso não significa que não é possível se divertir, certo? Brincadeiras, atividades diferentes em família e muitos passeios devem fazer parte de um período de férias animado e motivador para um novo ciclo.

6) Seja positivo e não deixe tudo para a última hora

As férias são muito esperadas, mas têm um prazo para terminar. Isso é motivo para se manter positivo e organizado, com a certeza de aproveitar os momentos que os dias de folga podem trazer sem deixar de lado os compromissos e responsabilidades.

Por isso, não deixe para organizar o uniforme na véspera da volta às aulas, cheque se é preciso investir em novos itens – como meias e tênis, verifique se a mochila está em bom estado e quais outros materiais escolares possam estar faltando.

Curtiu as dicas? Compartilhe com outros pais e deixe sugestões de temas para o nosso blog nos comentários!

Conheça o Sistema COC de Ensino.