As férias escolares chegaram e, junto com elas, o momento de pensar em como as crianças podem gastar tanta energia longe da escola. Para ajudar a sua família nessa missão, preparamos uma lista com 10 atividades que os pequenos vão amar:

Como curtir as férias em casa? Confira 10 atividades criativas:

1) Cinema em casa

Que tal uma tarde onde os pequenos comandam o controle remoto e escolhem alguns filmes para toda a família assistir? Essa também é uma oportunidade para convocar os primos que também estão de férias para participar dessa divertida tarde de lembranças.

2) Piquenique na sala

Outra forma de proporcionar uma experiência diferente para os pequenos nas férias é escolher uma forma diferente de desfrutar do lanche da tarde. Nossa dica é estender uma toalha de piquenique no chão da sala – ou na varanda – e as guloseimas favoritas da criançada para incentivar uma tarde de muita diversão.

3) Brinquedos recicláveis

Para colocar a criatividade em prática, nossa dica é aproveitar as férias para que os pequenos criem os próprios brinquedos com materiais recicláveis. Vale escolher o que tem em casa e soltar a imaginação para personalizar os objetos!

4) Campeonato de receitas

Quem vai preparar a salada de frutas mais saborosa? Essa é uma ideia para um campeonato de receitas em família. Além de incentivar uma alimentação saudável, a atividade pode ser uma ótima oportunidade de incluir os pequenos nas tarefas domésticas com mais autonomia.

5) Contação de histórias

Nessa atividade, cada integrante da família escolhe um livro para ler e contar a história para o restante numa tarde lúdica. Além dos livros que já estão em casa, a dica também pode ser uma ideia para uma visita a uma livraria.

6) Acampamento na sala

Seguindo a ideia do piquenique, que tal aproveitar as férias de julho para uma noite diferente em família com um acampamento na sala? Separe os colchões, travesseiros, mantas e brinquedos para transformar a atividade em uma experiência inesquecível para os pequenos.

7) Organizar o quarto

Nossa sétima dica parece “chata”, mas é uma ótima oportunidade de ter um momento gostoso em família e incentivar a independência das crianças na arrumação do quarto. Além de organizar tudo, também é possível ver o que pode ser doado e estimular a importância da solidariedade desde cedo.

8) Montar uma horta vertical

Independente se você mora em casa ou apartamento, uma horta vertical é uma ótima opção de atividade para as férias. Simples de ser colocada em prática, ela também ajuda na percepção das crianças da importância de preservar o meio ambiente e do consumo de alimentos naturais.

9) Cabeleireiro Maluco

Que tal criar um dia de “cabeleireiro maluco”? Nessa proposta, as crianças e os adultos se reúnem para pentear os cabelos uns dos outros de formas inusitadas. No final, vale tirar fotos e guardar para sempre a recordação desse dia divertido.

10) Visita a museus interativos

Atualmente, existem diversos museus com propostas interativas para as crianças aproveitarem os passeios para experiências diferentes. Alguns exemplos são o Museu da Imaginação e o Museu Catavento em São Paulo (SP).

Curtiu as dicas de como curtir as férias em família? Se você tem mais ideias, deixe nos comentários!