Educação financeira para crianças: por que é importante e como ensinar

Educação financeira para crianças é importante porque ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade e autonomia. Além disso, ensinar as crianças sobre dinheiro ajuda a prepará-las para tomar decisões financeiras mais complexas quando forem adultos.

Quanto mais cedo os pequenos entenderem como funciona e como é feito o gerenciamento financeiro, mais bem preparados estarão no futuro e menores serão as chances de se tornarem adultos endividados. A seguir, apresentamos algumas dicas de como ensinar educação financeira para crianças.

 

Como ensinar educação financeira para crianças?

 

1. Use histórias e jogos para ensinar conceitos básicos de dinheiro

Muitos pais não ensinam educação financeira para seus filhos porque eles mesmos não têm boas habilidades financeiras. No entanto, é possível ensinar conceitos básicos de dinheiro para crianças usando histórias e jogos.

As histórias podem ajudar as crianças a compreenderem como o dinheiro funciona na vida real. Por exemplo, uma história sobre uma criança que quer comprar um brinquedo caro pode mostrar às outras crianças como ela pode economizar dinheiro para isso. Jogos também são uma ótima maneira de ensinar conceitos básicos de dinheiro para as crianças. Por exemplo, um jogo simples como o Monopoly pode mostrar às crianças como elas podem ganhar e gastar dinheiro.

 

2. Ensine as crianças a poupar dinheiro para objetivos específicos

As crianças devem aprender a poupar dinheiro para objetivos específicos desde cedo. Isso pode ser feito de diversas formas:

  • Se a criança quer comprar um brinquedo novo, ela precisa saber quanto custa o brinquedo, quanto dinheiro já tem guardado e quanto precisará ser poupado para ela alcançar esse desejo;
  • Estabeleça um dia da semana em que as crianças depositam o dinheiro que economizaram naquele período;
  • Acompanhe o progresso da criança rumo às suas metas. Isso as mantém focadas e comprometidas com o objetivo de economizar dinheiro para o futuro.

 

3. Ajude as crianças a compreenderem o valor do dinheiro

Parece óbvio, mas as crianças não entendem o que é dinheiro. Dependendo da faixa etária, elas sabem que é uma forma de adquirir bens materiais e/ou serviços, mas não compreendem como é trabalhoso ganhar e, principalmente, como é importante escolher bem com o que gastar.

Com isso em mente, a família deve garantir que os pequenos entendam que o dinheiro, primeiramente, serve para garantir condições básicas de vida, como compra de comida, moradia, roupas, mobilidade, etc. Depois das necessidades, o dinheiro também pode ser usado para viajar, comprar brinquedos, conhecer lugares etc.

Mas, o principal é compreender sobre como adquiri-lo. Assim, a criança entende que o trabalho precede o “ganhar” dinheiro e, por isso, os gastos precisam ser bem calculados.

A educação financeira é importante para ensinar as crianças os conceitos básicos sobre dinheiro e economia familiar. utilizando dicas simples e práticas, os pais podem começar a introduzir esses conceitos em casa desde muito cedo!

 

 


Leia também:

Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio: entenda as principais mudanças