O Novo Ensino Médio já é uma realidade e pode despertar muitas dúvidas nos pais e responsáveis de alunos que vão ingressar nesta fase. O primeiro ponto é entender que, apesar de já estar em vigor em muitas escolas, a mudança será gradual e deve atingir a todas as escolas do país somente em 2024.

Mas, o que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio pode ser descrito como uma uma mudança no modelo atual de aprendizagem com a adoção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal é que o estudante tenha a oportunidade de ter uma formação técnica e profissionalizante antes mesmo de ingressar em uma universidade.

Para isso, o Ensino Médio será dividido em áreas de conhecimento: 4 para formação básica e 1 de formação técnica e profissional. Na formação básica, os alunos terá uma carga horária de 1.800 horas de estudo das competências:

1. Matemáticas e suas Tecnologias;
  2. Linguagens e suas Tecnologias;
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A técnica e profissional engloba 1.200 horas para que o aluno possa se aprofundar em uma área técnica. Essa fase é chamada de “itinerários formativos”.

O que são os itinerários formativos?

Os itinerários formativos serão 40% da nova grade curricular, na qual o estudante irá optar por se aprofundar em uma das áreas de conhecimento (as quatro listadas acima). A escolha poderá ser feita no segundo ano, sendo que o estudo de língua portuguesa e matemática continuam sendo obrigatórios até o final do Ensino Médio.

Também será possível optar pelo ensino técnico ou um modelo integrado, combinando mais de uma área. Nesse caso, os estudantes receberão um diploma extra, com formação técnica e profissionalizante.

Sistema de Créditos

No Novo Ensino Médio, o aluno será avaliado também por meio de um sistema de créditos. Cada crédito equivale à presença do estudante durante a aula, enquanto cada disciplina tem uma quantidade específica de créditos. É um modelo parecido com o utilizado no Ensino Superior e possibilita a matrícula por componente curricular (ou seja, por disciplina).

Projeto de Vida

Outra mudança prevista é a ampliação do Projeto de Vida, uma proposta que visa a criação de vínculo de mentoria entre aluno e educador. Cada escola terá liberdade para definir como irá abordar o Projeto de Vida, mas ele deve se basear em três pilares:

• pessoal (estimular o autoconhecimento e ajudá-lo a identificar suas habilidades, interesses e dificuldades);
  • social (incentivar a reflexão sobre sua relação interpessoal com familiares, colegas e comunidade);
  • profissional (ajudar na escolha do itinerário formativo, se deseja fazer faculdade ou curso técnico, qual carreira seguir).

Esse é apenas um resumo sobre as mudanças que irão ocorrer com a implementação do Novo Ensino Médio. Entenda melhor nesse vídeo preparado pelo Sistema COC de Ensino.